quarta-feira, 23 de março de 2011

Poupança de Água.

O Dia Mundial da Água foi comemorado ontem dia 22/03, por isso, fui em busca de alguma notíticia sobre a água nos dias de hoje. E não foi que eu achei :). Acompanhe.


   O mundo parece finalmente acordar para o cuidado que os recursos hídricos merecem. Além das ações que precisam ser incorporadas ao cotidiano, como fechar a torneira ao escovar os dentes, grandes empresas estão optando pela reutilização do recurso. Ao mesmo tempo, novas tecnologias e mudanças na produção fazem com que o volume de água usada para gabricar diferentes produtos diminua.
   Enquanto isso, o conceito de pegada hídrica - indicador semelhante à pegada de carbono -, que quantifica a água usada na produção, ganha adeptos no Brasil. No Dia Mundial da Água, que se comemora dia 22/03, o sinal não é apenas de alerta, mas de início da jornada.
   Enquanto a mobilização para reduzir o consumo de água da passos mais firmes, o pesquisador responsável pelo desenvolvimento do conceito da pegada hídrica, o holandês Arjen Hoekstra, imagina a informação sobre o consumo do recurso na produção da  indústria nos centro das discussões. A aposta está em um consumidor consciente que escolhe o produto que usa menos água.
   A ligação da eficiência serve para indústrias, residências e prédios corporativos. por isso, o Nosso Mundo foi buscar empresas líderes no mercado o exemplo. Hoje, já é possível pruduzir com a mesma qualidade e rapidez, mas com menos desperdício.

* REDUZA O CONSUMO EM CASA
A área administrativa de grandes empresas, assim como a de condomínios residências, pode trabalhar em prol do uso eficaz da água. Hoje, no Brasil é um dos países que mais desperdiça água potável com vazamentos. Em São Paulo, em média, 30% da água para uso da população é jogada fora. O total poderia abastecer toda Porto Alegre.
- A média nacional de perda de água chega hoje aos 40%, o que exige uma gestãp eficaz - diz Samuel Barreto, do Programa Água para a Vida, da WWE.



* ONDE PROCURAR O DESPERDÍCIO 

> O chuveiro pode ter a vazão reduzida pela metade com a instalação de um restritor

> Bacias sanitárias antigas deve ser substituídas por modelos de baixo consumo. Os novos modelos gastam entre três e seis litros de água, contra 18 litros dos modelos antigos.

> Na cozinha e na lavanderia, é possível instalar reguladores de vazão nas torneiras ou arejadores, um equipamento que mistura ar à água, aumentando a sensação de volume.

> Máquinas de lavar roupa, independente do modelo, devem sempre ser colocadas para funcionar cheias na capacidade máxima



Fonte: Zero Hora - Nosso Mundo Sustentável. Segunda-feira, 21 de março de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a construção do blog !