sexta-feira, 18 de março de 2011

Drogas.

   Drogas, o próprio nome ja diz, é uma droga. Caminho que todo mundo sabe onde pode parar ou, terminar. Ação que pode começar em uma simples brincadeira, uma simples vontade de saber como funciona. E o resultado ? Dependendo do organismo e do tipo de droga, pode viciar de primeira.
   Dizem que o "barato", depende de como a pessoa está, se ela está bem relaxada, pensando em coisas boas, está em um momento bom da vida ao usar qualquer tipo de droga ela ficará bem, ao contrário ficará mal.
   Acompanhei em uma reportagem, que depois que o carnaval e o verão passaram, foi observado que a galera em geral não está usando a tradicional maconha, que, infelizmente, estamos acostumados a ver em praças, festas e até em estádios de futebol. Adolescentes começaram a consumir outros tipos de drogas ilicitas, ainda mais pesadas e sem medo. A moda da vez é a bala (giria para o esctasy) e o doce (LSD).
   A bala é parecida com um comprimido e o doce é como se fosse um papel tipo cartolina, quem nao conhece nem sabe que droga é, eu mesmo quando vi uma não sabia o que era. As duas são caras e usadas por adolescentes de classe media ou alta. Pelo tamanho delas é fácil esconder dos pais e mais fácil ainda entrar em baladas livremente.

   Depois que comecei o blog, me bateu uma vontade muito forte de ler, pesquisar e saber sobre assuntos que estão ocorrendo no mundo. Criar o blog até foi bom, por que lendo e digitando bastante, melhoro na leitura e na escrita de certas palavras. Hoje dia 18/03, estava lendo a Zero Hora e me interessei pelo assunto das drogas que hoje está muito em alta, seja por adolescentes, adultos etc, independênte da classe social e cor, a droga é um caminho fácil e rapido para destruir a vida do usuário e da família.
   Então, me interessei pela reportagem e trouxe para postar algumas curiosidades do tema citado acima para meu conhecimento e de quem acompanha o blog.
Boa Leitura!

SE ARREPENDIMENTO MATASSE...

Será que a galera sabe os prejuízos que o uso pode causar ao corpo? Será que acham que nunca irão se viciar? Que usam um dia e no outro fingem que nada aconteceu? Será que sabem o que acontece se eles forem pegos com esse tipo de droga no bolso? Agente acha que não. Por isso, se liga no que o Dr. Pedro Ferreira, do Departamento de Psciquiatria da FAMED-PUCRS, Mestre em Neurociência, Membro do Instituto do Cérebro PUCRS (INSCER) e Coordenador do Ambulatório de Dependência Química do Hospital São Lucas da PUCRS, falu sobre essas "drogas da modinha". O Kzuka não quer ser chato, mas nosso papel também é dar a real pra vocês. Nada de se jogar de cabeça na pilha dos amigos pra depois pensar: "se arrependimento matasse..."

* BALA E DOCE

O QUE É: "Bala" é uma das denominações populares para o ecstasy (3,4 etilenodioximetanfetamina ou MDMA). "Doce" é outra forma de se referir à substância psicoativa conhecida como LSD (dietilamida do ácido lisérgico). São produzidas em laboratórios e podem provocar lesões irreversíveis nos neurônios. O comércio do ecstasy é ilegal em boa parte do planeta. Geralmente, quem vende é também consumidor.

* SENSAÇÃO DURANTE O USO

Entre os efeitos desejados por quem usa estão: diminuição da sensação de medo, relaxamento, falsa sensação de alegria e disinibição social. Entre as experiências negativas (não desejadas) estão as alterações de percepção, tais como alucinações, pscoses, desencadiamento ou agravamento de transtorno bipolar, ansiedade, depressão, insônia, além de alterações na memória e no aprendizado. Outras consequências: crônica diminuição da libido e alterações na capacidade reprodutiva

Há uma extrema falta de informação sobre as consequências do uso dessas drogas. Uma única dose de ecstasy pode ser o suficiente para causar um quadro hepatotóxico (dano no fígado) ou neurotóxico (provocado pela hipoglicemia, já que usuários passam longos períodos sem comer). Estas alterações promovem morte dos neurônios e perturbações mentais ou comportamentais.

Curiosidades

Por que consurmiu ecstasy ou LSD dá muita sede? O consumo destas drogas causa a chamada síndrome serotoninérgica que promove ansiedade, sensação de pânico, agitação, hipertermia, suor excessivo e sede intensa.

Beber muita água após o consumo destas drogas pode ser prejudicial? A ingestão excessiva de água leva à diluição do sangue (hemodiluição) e diminuição do sódio (hiponatremia) podendo resultar em edema cerebral, convulsões, como até falência respiratória e/ou circulatória.


Por que vemos usuários de ecstasy chupando pirulito na balada? O consumo de pirulitos é explicado pela sede e sensação de boca seca que as drogas produzem. Outra intenção seria evitar o atrito nos dentes e a mastigação involuntária que o ecstasy ocasiona nos mais intoxicados.

Imagens relacionadas:

LSD




Ecstasy


Fonte: "Se arrependimento matasse..." Zero Hora - Kzuka; Imagens: Google

5 comentários:

  1. Muito Bom John! É isso mesmo, esse assunto é super conhecido por todos nós, mas, nunca é demais de lembrar o que isso pode causar em na vida da pessoa que consome e dos próximos a ela.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns.. queria saber porque vemos usuário sempre com pirulitos na balada.. esclareceu.

    ResponderExcluir
  3. Como posso identificar um usuário de êxtase?

    ResponderExcluir
  4. Ótimo informativo. Tirei várias dúvidas. Não entendia o pq do pirulito. Obg

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é importante para a construção do blog !