quinta-feira, 23 de maio de 2013

Conversa e Poesia

Hoje vou contar algo real que aconteceu comigo neste segundo estágio obrigatório do meu curso técnico em enfermagem. Para quem não sabe, semana passada iniciei o segundo estágio num hospital conceituado de Porto Alegre, Hospital Ernesto Dornelles. Novas experiências adquiridas, outros problemas de não aceitação dos estagiários por determinados funcionários da ala clínico cirurgica do hospital, sempre tem alguma pessoa, alguma coisa que nos marca na alma para sempre.

Em uma das rondas, entrei em um dos quartos para conhecer o paciente e o seu caso clínico, realizar anamnese de enfermagem, conversar e medicar. Quando entro me deparo com uma senhora (digo senhora por educação, pois nem parecera a idade que tinha), sentada na cama, toda arrumada, cabelos avermelhados, fazendo um trabalho manual que não sei identificar se era tricô, crochê ou algo do tipo. Ela produzia tapetes com uma agilidade incrível !

Me apresentei como estagiário de técnico em enfermagem, informei que estava ali para prestar cuidados e auxílio pra ela naquele dia. Quando disse meu nome, ela riu e se alegrou, "pois não é todo dia que a gente conhece um John Lennon"...

Durante a conversa e anamnese, me informou que fora professora de português para séries iniciais e que hoje está aposentada só curtindo. Grande escritora de poesias, têm algumas obras publicadas anonimamente, pois como ela mesmo disse "não sou famosa, portanto não possuo editora que possa corrigir e publicar minhas obras, escrevo pra mim e porque gosto!"

73 anos de pura saúde e vitalidade, mãos ágeis na produção dos tapetes. Moradora de Tuparendí, aqui no Rio Grande do Sul, veio visitar um dos filhos e sentiu uma forte dor no joelho. Segundo seu médico cardiovascular foi orientada a internar no Hospital para exames mais específicos.

Na enfermagem, viramos uma segunda famíia , onde acompanhamos o paciente 24 horas por dia, fornecendo cuidados de higiene e conforto dentre muitos outros. Algumas pessoas além destes cuidados, sentam e conversam com o pacientes, ou melhor, escutam o paciente. Tem uma grande diferença entre escutar e ouvir...Fui mais um ouvinte do que o próprio falante. Afinal, estava internada desde sexta e já era quinta-feira, solitária no quarto fazendo seu artesanato, raramente chegava alguém para ser sua companhia temporária.

No dia seguinte, ela era minha paciente novamente. Entrei no quarto e ela perguntou se eu havia trazido um violão para cantar. Informei que não, e fui pego por um sorriso. A pedido dela, abri a porta do armário e vi um tapete de cor escura que já estava pronto. Que rapidez ! Realmente uma senhora de tirar o chapéu.

Não vou postar seu nome, pois não pedi autorização para identificação. Aqui no Blog vou chama-la de Lourdes !

É fato que existem pessoas que são especiais e a dona Lourdes é uma delas. Ganhei uma das suas poesias, que acho e tenho certeza que marcou esse pequeno encontro em um lugar que não pretendo vê-la novamente :) afinal um hospital não é lugar de encontro, só vai pro hospital quem precisa para realizar algum exame de rotina ou quando realmente está mal.

Quero que saibas Lourdes, que aprendi muito com a senhora nestes dois dias em que a senhora foi minha paciente. Quero agradecer pela poesia, lhe estimar melhoras e dizer que a senhora é uma daquelas avós que dá vontade de pegar no colo! Queria muito tirar uma foto com a senhora pra postar aqui no blog. Mas infelizmente e felizmente a senhora já tinha dado alta quando cheguei pro plantão!

Posto aqui no blog a poesia que ganhei da dona Lourdes.

SAUDOSOS SEMELHANTES

A saudade
E as lembranças
Nos aproximam
E fazem renascer as recordações
A lua é a mesma
E os raios do sol, que brilham
Para você
Também me aquecem

Em nossos corações
A distância não existe
Façamos deste espaço
Uma troca de endereços

Sem fins, nem começos.
Estamos aí
Juntos e distantes
Que nossos laços
Não desatem
E seremos sempre
Saudosos semelhantes

Lourdes - Tuparendí, RS

Porto Alegre, 22 de maior de 2013.
Hospital Ernesto Dornelles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a construção do blog !